Avaliação Física
Na avaliação física fazemos a ANAMNESE que na nossa opinião talvez seja uma das partes mais importantes. A anamnese nada mais é do que uma conversa para sabermos se já houve lesões; se está tomando medicamento; se tem dores; saber da sua meta entre muitas outras questões que podem influenciar na elaboração de um treino de musculação.
Fazemos a avaliação da composição corporal para sabermos seu percentual de massa gorda e magra, assim como a avaliação postural onde podemos identificar se há desvios posturais.
A perimetria é a parte onde verificamos algumas medidas através da fita métrica.
Também vamos saber como está sua flexibilidade e faremos testes de RML (resistência muscular localizada) e teste submáximo de Vo2 que de maneira simples podemos analisar como está o seu condicionamento.
E não poderia ficar de fora o seu peso atual, altura, pressão arterial e frequência cardíaca em repouso.
Anamnese
Um questionário onde se verifica a vida cotidiana da pessoa (hábitos alimentares, sono, nível de atividade e aptidão física), histórico de saúde (doenças, uso de medicamentos, lesões e cirurgias), além de responder ao PAR Q (questionário onde suas respostas visam identificar prováveis restrições e limitações à prática de atividades físicas)
Peso, Altura, IMC…
PESO, ALTURA, IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL), PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA (forma mais eficaz para determinar a intensidade de seu exercício)
Perimetria
É a mensuração simples, com fita métrica, dos perímetros dos segmentos corporais como cintura, abdômen, braço, perna, quadril, entre outros. Pode mostrar assimetrias entre lados opostos que podem então indicar a necessidade de exercícios complementares para um dos lados do corpo, assim como uma maior necessidade de fortalecimento muscular em determinadas áreas corporais.
Avaliação Postural
Usado para identificar possíveis desvios posturais, os mais comuns são na coluna como hiperlordose, hipercifose e escoliose.
Avaliação da Composição Corporal
Utilizado para verificar o percentual de massa óssea, muscular, gorda e residual. Para chegar nesses números utilizamos um equipamento chamado de adipômetro onde é feito medidas das dobras cutâneas e fórmulas para obtermos o % de gordura da pessoa.
A Bioimpedância é um método rápido que também pode avaliar o % de gordura, através da passagem de uma corrente elétrica pelo corpo.
Teste de Flexibilidade
Através de um equipamento chamado Banco de Wells pode-se verificar o grau de amplitude do movimento, sendo classificado de fraco a excelente.
Teste RML
Testes de resistência muscular localizada (normalmente são utilizados testes de abdominal e flexão de braço).